Como conversar sobre Sentimentos com as Crianças?

“Neste contexto que vivenciamos de pandemia, é importante estarmos especialmente atentos às crianças e jovens e às suas manifestações comportamentais e emocionais. Como adultos devemos ser nós a tentar compreender o que se passa com a criança/jovem.” - Diz a psicóloga clínica, Célia Velhinho.

Desta forma, é importante pensarmos em métodos mais interativos e descontraídos para conversar com as crianças acerca dos seus sentimentos e emoções.

Geralmente as crianças não têm por hábito partilhar os seus sentimentos e emoções, até porque nem eles próprios os compreendem bem. Para conseguir conversar sobre o que eles sentem, porque não fazê-lo de forma divertida e descontraída como, por exemplo, a jogar?

O jogo Monstro das Cores é um jogo de tabuleiro, baseado no livro de Anna Llenas, que demora cerca de 25 minutos e é para crianças desde os 3 anos. É ideal para apelar a conversas em família sobre o estado emocional das crianças, ou até mesmo adultos!!

Este é um jogo acessível e procede-se da seguinte forma: Os jogadores movem-se através das cores, que representam os diferentes sentimentos (calma, raiva, medo, tristeza ...) e precisam de encontrar o frasco certo onde os arrumar. Desta maneira, é importante convidá-los a falar, perguntando se sabem o significado daquela emoção e o porquê de a estarem a arrumar naquele frasco. Podemos fazer várias perguntas, como por exemplo: Porque isso te faz sentir medo? Porque ficas triste quando aquilo te acontece? O que te leva a ter raiva? Porque isso te faz ficar tão feliz? São várias formas de percebermos os sentimentos e preocupações uns dos outros.

Darmos atenção aos nossos pequeninos e ao que eles sentem é muito importante! Conseguir fazê-lo desta forma divertida e descontraída vai trazer muitos benefícios para as relações familiares. Depois de terminar, de certeza que já conhece muito melhor a sua ou as suas crianças e, provavelmente, saberá como agir da melhor forma em certas situações.

Comenta aqui o que achaste deste artigo. 

Podes encontrar o Jogo "O Monstro das Cores" aqui: https://www.meeplencoffee.com/jogos-de- tabuleiro-/172-o-monstro-das-core-8436017227406.html

Segue o link para assistires ao tutorial do jogo "O Monstro das Cores":

https://www.youtube.com/watch?v=quGNlPy3NII&t=220s&ab_channel=DevirTVPortugal

Todos os comentários

Deixe uma resposta